Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Quero teletransporte!


teletransporte

Hoje acordei com mega sono, tinha me programado para levantar mais cedo e fazer uma "caminhada" até o metrô mas a gripe, o sono e a preguiça não deixaram e eu coloquei o relógio para despertar um pouquinho mais tarde... Nesse período semi-zumbi, ouvi de buzinaço à sirene tocando e até pressagiei: hoje no trânsito vai ser um dia daqueles... Batata!

Depois do ritual matinal, lá fui eu para a rua... Solzinho brilhando, vento frio batendo, virei a esquina já meio desconfiada pois havia avistado os carros totalmente parados na mão contrária da que eu seguiria. Mais alguns minutos e TCHARAM:

Sim, estava simplesmente TUDO parado... Para ir, para vir, tudo parado graças ao micro-ônibus quebrado!!! Mas, enfim, 40 minutos depois, eu consegui chegar ao metrô. Puxa, que felicidade!!! #not
"Devido a uma falha do trem na estação Armênia, os trens estão andando com velocidade reduzida e maior tempo de intervalo nas estações!" Pois é, me mantive calma, liguei para meu serviço pois sabia que alguém já havia chegado e avisei que iria me atrasar... Comecei a me preparar psicologicamente pois, devido a minha vasta experiência de usuária do metrô, eu sabia que não seria fácil fazer meu percurso matinal, estava tudo LOTADO!

Depois de um tempinho consegui finalmente embarcar e logo nas próximas estações a coisa começou a esquentar na lata de sardinha, digo, lata de humanos. Primeiro entrou um cara empurrando de volta uma senhora que queria sair, deu treta! O outro cara perguntou se ele fazia aquilo com a mãe dele também, pior que o "empurrador de senhoras indefesas" teve a cara de pau de responder que sim e que se ele não empurrasse, outras pessoas iriam empurrar... "Bela educação a sua, heim?" Foi a resposta... Eu ri! E seguiu o trem... Na outra estação uma mulher com voz de "Baby da Família Dinossauro" queria embarcar na marra, começou a berrar que estavam todos desesperados para entrar e que havia espaço no corredor... Só se fosse espaço para as moscas, não é? Porque naquela altura do campeonato já estava um cheirando o cangote do outro de tão apertado...
Perdi a conta de quantas vezes ouvi que não era para segurarem as portas do trem afim de não atrasar a viagem... Piada, né? De repente a culpa do atraso era dos "passageiros seguradores de portas de trem"...

Finalmente na Sé!!! Difícil foi conseguir desentalar e sair do trem (desenlatar), fora o povo que não vê que você e mais umas dez pessoas estão na frente e fica empurrando, querendo passar por cima de todo mundo... Paciência, Senhor! Força não... Muita paciência!!! Principalmente porque na Sé a luta continuava, companheiros... TUDO LOTADO de novo!!! Lata de humanos - parte 2...
Mais um pouco de paciência e espera, consegui embarcar e chegar... Me atrasei 50 minutos levando em consideração que eu teria que chegar meia hora mais cedo, em horário normal seriam 20 minutos de atraso.

Por isso tem tantos carros nas ruas... Não há um planejamento decente na área de transportes. Não dá para contar religiosamente com o transporte público! Toda semana dá algum problema no metrô e detona tudo... Mesmo com bilhete único, integração e os escambaus, o transporte público não sai de graça e deixa muito a desejar. Não é só problema de ir em pé, por exemplo, hoje eu não estou podendo mexer meu ombro esquerdo, não dava para ficar no meio da muvuca sem me machucar... Não é questão de conforto, é questão de que somos humanos e não animais, nem mercadoria para ficarmos amontoados... Até mesmo no ônibus, quando tem lugar, é difícil eu achar um em que caibam as minhas pernas. Os motoristas ficam apostando corrida, freiam bruscamente, fazem curvas em alta velocidade e você tem que ser bem forte para conseguir se segurar sem se machucar... Experimente reclamar para você ver o que é bom para a tosse, com sorte ele não vai te colocar para fora do ônibus mas vai xingar você e sua mãe de tudo quanto é nome e você vai pagar o maior micão!

"Quer conforto? Vai de taxi..." Já ouvi inúmeras vezes de gente sem noção que fica empurrando, dando bolsada, mochilada, ombrada e até encoxada... "Paga o taxi pra mim que eu vou! Quero que você tenha o mínimo de educação..." E aí temos mais outro problema: entre os usuários é cada um por si e sai da frente senão eu te empurro, te levo, te machuco ou te derrubo... E tem mais, o povo está vendo que o trem ou o ônibus está cheio mas fica lá forçando a barra querendo entrar e depois não consegue nem sair.

Nem os animais merecem isso... Até mesmo as mercadorias precisam ser bem armazenadas pois podem se detonar com o transporte. O que se dirá da gente?

Já que teletransporte por enquanto é impossível, quero melhoria no transporte público e mais educação para funcionários e usuários, já!!!

Nenhum comentário: